O que a Teoria do Big Bang não explica

4 02 2011

Depois da conversa com Miguel Viveiros, percebemos que devíamos insistir no assunto do início do Universo como não tendo ainda qualquer teoria comprovada que o explique.

Para isso é necessário voltar a um tema já anteriormente abordado, e que é inevitável nesta discussão: a Teoria do Big Bang.

Existe um factor crucial no início do Universo quando abordado pelo prisma da Teoria do Big Bang: o antes. Permanece a questão do que havia antes desta explosão de energia e matéria.

-Haveria apenas vazio, ou seja, nada, e de repente apareceu algo?
-Esse aparecimento poderia ocorrer não havendo matéria antes?
-Ou será que já existia algo, e esta teoria, mesmo que se prove verdadeira, acaba por ser apenas uma etapa da história do Universo?

Estas são as perguntas às quais cientistas e filósofos não conseguem responder com a Teoria do Big Bang.

Existe um factor também importante acerca do Big Bang, desconhecido pela maioria das pessoas e que raramente é abordado em ambientes educativos. A teoria do Big Bang, em toda a sua extensão, prevê e aborda apenas o tempo após o período de Planck. Este período de Planck é um instante de apenas 1×10^-43 segundos, algo temporalmente insignificante mas que faz toda a diferença quando estudamos o início do Universo.

Sendo assim, o Big Bang abrange apenas o período após este instante, ou seja, esta explosão de energia e matéria ocorreu após este período. Foi neste instante que se formou, supostamente, o “ponto” que depois explodiu e entrou em expansão, expansão essa que continua até hoje.

Muitos cientistas acreditam que a teoria do Big Bang está perto de se revelar verdadeira, no entanto esta teoria não explica a génese do Universo mas sim a primeira ocorrência desse Universo: a explosão imediata de energia e matéria. Mas de onde veio esse substrato? A questão permanece um mistério para a comunidade científica…

About these ads

Acções

Information

9 responses

4 02 2011
zengui123

acho que tocaram num ponto fulcral que deverá centrar os estudos dos cientistas,e gostei de ver este esclarecimento ser dado aos seguidores do blog
Obrigado e continuem o bom trabalho

4 02 2011
A Origem

O agradecimento é da nossa parte, muito obrigado por se sentir esclarecido com as nossas publicações, esperamos faze-lo com todos os nossos leitores.

4 02 2011
DJM HOST

Boa Noite!
Nós da DJM HOST trabalhamos na área de criação de Sites e Hospedagens de Sites e Registro de Domínios:

Mude o endereço do seu blogspot, wordpress para SEUNOME.COM.BR sem você perde suas postagens, template e os seus comentários tudo fica como ta só muda o seu endereço para SEUNOME.COM.BR.

‘‘Um domínio próprio proporciona várias vantagens, vou citar as principais.
O endereço do site pode ser mais fácil de lembrar.
Os buscadores dão mais valor a endereços próprios.
Os visitantes dão mais crédito, sendo mais fácil a venda de serviços e produtos.
Você não corre o risco de perder o domínio como acontece com os servidores gratuitos, caso o site feche ou eles simplesmente deletem sua conta.
Não exibe propaganda obrigatória.’’

Nós registramos seu Domínio e fazemos todas as configurações seu em questão de minutos por apenas 4,99 por um ano com Ativação Imediata.

Entre em contato conosco AGORA 24 horas!

MSN: contato@djmhost.com.br
SITE: http://djmhost.com.br

Sucesso!

4 02 2011
Mário César Mancinelli de Araújo

Fala cara, beleza?

Foi comigo que o Felipe Novaes (@FelipeCarN) falou para fazer os banners pra você, só que estou com um probleminha: não consegui encontrar a imagem (inteira) que você usa no topo do site, pra fazer os banners. Porque fazendo com ela, as banners já ficariam com a “cara” do teu blog. ;)

Se puder, manda ela pra mim que já faço hoje e te mando.

Sobre o Big Bang, há um problema BEM grande no teu texto: não existe “antes do big bang”. Porque o Big Bang não criou só a matéria, criou também o espaço e o tempo (que são apenas dimensões do universo).

E é fácil entender isso. É que, segundo a Relatividade Geral de Einstein, quanto mais rápido se viaja, quanto mais perto da velocidade da luz se chega, mais de vagar passa o tempo. Isso para que o limite da velocidade da luz seja respeitado.

Senão, imagine: uma nave viajando a 99,9999999…% da velocidade da luz. Nela, uma criança se levanta de onde está sentada lá no fundo e corre até a frente. Ela estará, nesse momento, mais rápida que a nave e… Mais rápida que c? Não pode. Por isso acontece a distorção da velocidade do tempo.

Então é assim… Uma nave viajando a c cruzaria a Via Láctea em 100 mil anos e instantaneamente. em 100 mil anos pra um observador externo à nave e instantaneamente para um de seus ocupantes. Saca?

Mas não é só isso. Quanto mais gravidade se tem, mais devagar passa o tempo também. Assim, no espaço em órbita da Terra o tempo passa com uma velocidade, na Terra passa com outra e no Sol com outra ainda. Num buraco negro, ele para.

O mais legal é que isto já foi provado, com um experimento feito pela NASA: eles pegaram 2 relógios atômicos, sincronizaram eles, colocaram um deles num Ônibus Espacial. Então eles lançaram o Ônibus Espacial e, quando ele voltou, havia diferença no tempo dos dois relógios, exatamente como Einstein previu. :)

Mais que isso: os satélites de GPS têm configurado (em software) o esquema para corrigir esse problema, ou então eles não serviriam pra nada: as coordenadas deles começariam a se deslocar em relação aos pontos estabelecidos na Terra.

Mas… “E daí?”, você poderia perguntar. Daí que o que deu origem ao Big Bang foi uma singularidade, que é exatamente como chamamos o “corpo” de um buraco negro. Além disso, não houve uma “explosão”, como leigos dizem: houve uma expansão. Aliás, houve não, há. Assim o Big Bang não “aconteceu”, ele continua acontecendo.

E sim, ele explica “a gênese” do Universo sim. Porque simplesmente não existia “antes”. Ao menos não do ponto de vista deste universo (talvez sim de um observador de outro universo, mas esse provavelmente não teria como enxergar ou inferir o início do nosso universo).

Mais que isto, o Big Bang foi gerado pelas próprias leis da física. Hoje sabemos que essa expansão pode ocorrer inclusive com buracos negros. Assim, nós mesmos poderíamos estar vivendo DENTRO de um buraco negro: nosso universo pode ser simplesmente um buraco negro que nasceu em outro universo e é basicamente isso que a Teoria das Cordas propõe.

E deus? Bem… Deus pra que? :) – Não temos necessidade da hipótese deus sequer para explicar o universo.

Isso tudo, claro, SE o universo realmente teve um início. ;)

Abraço!

2 07 2011
Hamilton Gil de Oliveira

Não concordo!!!Se os cientistas afirmam queo universo surgiu de um poto extremamente denso, Assim o Big Bang só explica a expansão do universo e não a origem. Se ha via materia concentrada num pequeno corrpusculo, mesmo invisivil aos nossos olhos, pergunto agora. De onde surgiu este ponto extremamente denso?. Temos que pesquisar o problema procurando a sua origem (uma origem simplesmente antimaterial e onde foi que surgiu essa enorme energia no ponto?? (Acredito eu que a Fisica que se estuda não pode ser aplicada a nivel da origem do universo!! pois não consegue explicar nada alem do big bang ja que não houve o (antes). Hamilton Gil de Oliveira.

18 11 2011
souza

A hipòtese são boas , mais não explica a teoria do universo, mais isso logo,logo vai ser explicado…
Com os avanços da tecnologia isso vai ser explicado, mais a teoria do
BIG BANG è a teoria que mais explicar sobre A ORIGEM DELE…

13 02 2013
ISABELA

NAO ENTENDI MUITO MAS TUDO BEM E ESSSES CIENTISATAS QUASE NAO EXPLICAM SAE E VERDADE OU FALSO

22 02 2013
isadora farias

eu achei este saite muito bom,aliais eu acho que esta completamente certo!!!!!

23 02 2013
Thiago

tudo que sei é:’Não cai de uma árvore uma folha se quer,se não for a vontade de Deus”!!!!!!!!!!!A gente morre de procurar,porque temos que entregar pesquisa de escola,mas tudo o que se acha é:”pode ser,pode ser,ou isto ou aquilo”.E na verdade sabemos que tudo é um mistério,no qual a ciência tenta encontrar respostas.Mas desse mistério nunca vamos desvendar!!!E agora será 0 na pesquisa….?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.