A Origem

22 12 2010

A nossa origem é uma questão que apoquenta a raça humana desde há muito tempo. Uma das perguntas mais básicas da Filosofia sempre foi: “Porque estamos aqui?”. Ainda num período antes de Cristo já muitos filósofos se perguntavam e reflectiam sobre esta questão. O medo do desconhecido alimentou muitas teorias, entre as quais estão algumas que ainda hoje subsistem na forma de religiões organizadas, que formulam teorias sobre a criação do nosso mundo e da raça humana. Existe um denominador comum na maioria dessas teorias: uma entidade teológica. Seja essa entidade um grupo de deuses (religiões egípcias, gregas ou romanas), ou um único Deus (o melhor exemplo sendo a religião católica), todas estas religiões apresentam intenção na criação do Universo. Com o avanço da ciência descobrimos, com a ajuda do Evolucionismo de Darwin, a origem da raça humana e de todas as outras espécies. Sabemos também a origem da Terra. Ainda não sabemos a origem do Universo. Existem várias teorias (a mais célebre a do Big Bang), mas nenhuma apresenta uma resposta completamente satisfatória. O Big Bang, por exemplo, diz-nos que do nada, através duma explosão de luz e matéria, se originou o Universo, mantendo-se em constante expansão até hoje. Esta teoria diz-nos que do nada algo surgiu, o que se torna extremamente discutível. Por outro lado, poderia colocar-se a questão do Universo ser intemporal (sempre ter existido, não ter início). No entanto, as leis da Termodinâmica parecem contrariar isso. Se o Universo sempre tivesse existido, então já não existiria energia nele, pois a energia desaparece depois de ser gasta. Todos estes índicios poderão apoiar a existência de um Deus, alguém que tivesse criado o Universo com intenção. No entanto, se essa entidade nos criou, levantam-se outros problemas. Quem é ela? Porque nos criou? O que existia antes de nós sermos criados? Se algo existia e esse suposto Deus vivia nessa realidade, então quem criou essa realidade? O que está no topo da cadeia?
Este é um tema complexo, e interessantíssimo de ser discutido. Conclusões concretas são difíceis de ser obtidas, no entanto todos podemos reflectir sobre ele, elaborar uma opinião e discutir essa opinião com outros. É isso que pretendemos, dar informações e debater o problema. Esperamos que exista um benefício mútuo que surja desta discussão, tanto para nós como para quem leia e dê a sua opinião. Com uma certa regularidade, serão postadas questões, problemas, videos, reflexões e teses acerca do problema, todas elas com o intuito de levar ao raciocínio e à reflexão. Serão colocados novos posts todas as segundas e sextas-feiras.


Ações

Information

6 responses

23 12 2010
Ivete Azevedo

Parabens!!! Tenho a certeza que este grupo será um sucesso, no sentido que é esperado: “movimentar” os pensamentos e “criar” reflexão.
Continuem!!!

24 12 2010
vanessa alves

É importante haver mentes sensíveis a estas questões tão nossas…tão da nossa existência…
Eu diria mais, não só é importante, como é urgente !

Há muitas caixas por abrir…

U go girl😉
(especially for you)

Estarei sempre por aqui…

Atenta..

25 12 2010
Cátia

Nice !

3 01 2011
Lordvini

É isso ai cara , ta muito bom mesmo.

17 01 2011
RicardoN

Bom, eu acredito que devemo procurar fazer os outros felizes, e acreditar que existe sempre alguém superior que nos protege e devemos respeitar sempre.
Muito sucesso!

Melhores cumprimentos

18 01 2011
aorigem

Depende de onde cada um encontra a sua felicidade. Obrigado Ricardo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s