Paradoxo de Olbers – Complemento do post “A Hipótese da Intemporalidade do Universo”

14 01 2011

Hoje vamos voltar um pouco a um tema já debatido antes, o tema da Intemporalidade do Universo. Foi já estabelecida a relação entre a sua possível intemporalidade e a infinidade espacial do Universo, relacionada também com as leis da Termodinâmica. Se o Universo fosse intemporal, a energia já se teria esgotado, a não ser que o Universo fosse infinito espacialmente, logo teria infinita matéria a produzir infinita energia.

Pois bem, hoje vamos complementar o post da Intemporalidade do Universo com o Paradoxo de Olbers, que é bastante simples. Basicamente, este paradoxo, abordado por Heinrich Olbers, refere que se a quantidade de estrelas no Universo fosse infinita, então ao olharmos para o céu nocturno, ele seria tão brilhante como o diurno, pois em qualquer local do céu haveria eventualmente uma estrela a brilhar.

Esta hipótese foi um sério obstáculo à Teoria da Intemporalidade do Universo, apesar de não a ter desmentido científicamente. Algumas das hipóteses apresentadas citam que, devido à poeira cósmica, só conseguimos observar a luz das estrelas mais próximas e não de todas, ou que a luz das estrelas mais longíquas ainda se está a deslocar na nossa direcção, logo não a conseguimos ver.

Foi também já posta a dúvida por vários cientistas: “Quão brilhante seria o céu?”;
“Se em qualquer local do espaço houvesse uma estrela a produzir energia, essa luz não seria tão intensa que tornaria o céu opaco?”

O paradoxo de Olbers relaciona-se principalmente com a questão da infinidade espacial do Universo. No entanto, se considerarmos que o paradoxo de Olbers desmente a infinidade espacial, não teremos também que considerar que desmente a infinidade temporal? Caso contrário, como conseguiria o Universo manter-se infinitamente com uma quantidade energética finita? Fica a questão para que os nossos leitores possam reflectir e, se necessário, dar a opinião quanto ao assunto. Estamos neste momento a reunir dados para a realização da publicação de Segunda-Feira que será uma abordagem à vida nao extraterrestre, mas extrauniversal como uma comunidade criadora, assunto que o induzirá, certamente, à reflexão.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s