CERN

18 02 2011

Esta questão do início do Universo é o verdadeiro enigma da ciência actualmente. A complexidade dos processos que poderão ter originado o Universo são indescritíveis e a dificuldade em conduzir experiências que possam provar teorias é enorme. Todos estes acontecimentos ocorreram num período longínquo, sem antecendentes nem registos observáveis, e em condições completamente diferentes de qualquer coisa que nós estejamos habituados a lidar. No entanto, essas experiências são feitas e têm vindo a obter resultados inimagináveis.
O CERN (Centro Europeu de Investigação Nuclear), sediado na fornteira entre a França e a Suiça, tem dado passos importantes na investigação científica, como por exemplo a criação e consequente prova científica da existência de anti-matéria. A luta do CERN neste momento, e que se tem revelado com resultados muito positivos, é recriar artificialmente o instante do Big Bang, com vista a determinar a verosimilidade da teoria.

Esta experiência é extremamente complexa e dispendiosa (possui um orçamento de 8 mil milhões de euros), e tem levado anos e anos de preparação. Imensas condições têm que ser simuladas, como a elevadíssima temperatura (cerca 100 mil vezes a temperatura do nucleo do Sol) ou a elevadíssima densidade. Esta experiência pretende testar a aplicação ou não das leis físicas vigentes à Teoria do Big Bang, e responder à inquietação científica relativamente ao obscuro Período de Planck, o verdadeiro instante inicial do nosso Universo. Serão as leis de Newton aplicáveis? Será a Relatividade Geral aplicável? Os resultados desta experiência poderão ser a mais importante descoberta científica de sempre.


Ações

Information

One response

20 02 2011
junior Brasil

Interessante essa pesquisa que vocês fizeram. Apesar que o BB é muito complexo, e ainda há muito oq ser estudado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s