Revolução?

28 02 2011

Hoje, como prometido, vamos debruçar-nos sobre os trabalhos de João Magueijo, um cientista português que tem estudado intensivamente a génese do Universo.

Magueijo dedicou-se a estudar a fracção inicial do Universo, sobre a qual todos os enigmas físicos acabam por cair, e investigou também a hipótese da inflacção cósmica, normalmente associada à Teoria do Big Bang.
A questão era simples: seria ela suficiente para explicar o verdadeiro início? Até hoje a resposta tem sido sempre negativa. Tendo isso em conta, Magueijo e os seus assistentes acabaram por analisar um cenário diferente, e estudaram o assunto com uma nova perspectiva: uma velocidade da luz diferente da actual.
Essa hipótese faria com que o início do Universo fizesse bem mais sentido, visto que essa expansão seria substituída por uma desaceleração da velocidade da luz até à velocidade aceite actualmente.

A Teoria de Magueijo entra em choque com vários princípios físicos já estabelecidos, como a Teoria da Relatividade Geral de Einstein ou a noção da constante da velocidade da luz (que são a base de muitos estudos físicos). Isso levou a que a comunidade científica não valorizasse esses estudos de Magueijo, devido ao enorme número de choques que causa no paradigma físico actual.

Para tentar promover a sua teoria, João Magueijo lançou um livro entitulado “Mais Rápido que a Luz”, e que foi top 10 de vendas nos E.U.A. e no Reino Unido, algo que nunca tinha acontecido a um autor português.

O estudo de João Magueijo pode-nos levar a pensar que talvez, certas coisas que temos como certas poderão ser redondamente incorrectas. Nunca devemos tomar nada como incontestável, pois muitas vezes durante a História nos enganamos. Se este estudo se revelar correcto, será uma das maiores revoluções físicas de sempre e, quem sabe, não fazemos ideia do que se passou realmente…

Anúncios

Acções

Information

2 responses

28 02 2011
Mário César Mancinelli de Araújo

Fala pessoal…

Só pra indicar algo que acho que vocês vão gostar bastante:

http://gaea-habitat.blogspot.com/2011/02/lisboa-e-peninsula-iberica-noite-vistas.html

Abraço! 😉

28 02 2011
A Origem

Vou conferir Mário! Obrigada!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s