A Fórmula de Deus

4 03 2011

O tema desta publicação será uma das obras literárias que melhor aborda o tema que temos vindo a explorar: A criação do Universo. A obra referida é “A Fórmula de Deus” de José Rodrigues dos Santos.

A partir de um ponto de vista ficcional, é feita uma abordagem extremamente interessante do tema. O enredo é centrado na investigação de Tomás Noronha, personagem principal, que investiga um documento de Albert Einstein, “Die Gottesformell”, ou seja, “A Fórmula de Deus”.

É investigada a possível prova científica da existência de Deus, que muitos acreditam que Einstein tenha descrito.
A teoria apresentada no livro é a da existência de um Deus, não-religioso e não-antropromórfico, que cria o Universo com um plano final, um “endgame”. Esse “endgame”, segundo o escritor, seria evitar o Big Crunch, ou seja, o final da vida.
O livro baseia-se também na Teoria do Evolucionismo que, segundo a obra, seria o método utilizado para atingir formas de vida inteligentes, o suficiente para evitar o fim.

Esta obra, apesar de fictícia, é extremamente apelativa para qualquer pessoa que se interesse por estes temas.

É necessário que cada um de nós faça um exercício de reflexão acerca deste e de outros temas, para desenvolver assim a nossa capacidade intelectual e filósofica. Assim, fica aqui a nossa recomendação deste livro a qualquer pessoa que se sinta movida quer por estes assuntos científicos quer por boas narrativas.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s